quarta-feira, 13 de agosto de 2014

O caos da liberdade

Lendo um livro de Freud, encontrei uma frase que me fez refletir sobre o momento do país está passando. "A maioria das pessoas não quer realmente liberdade,pois liberdade envolve responsabilidade, e a maioria das pessoas tem medo de responsabilidade" Sigmund Freud. 
O maior sonho do homem sempre foi conquistar sua liberdade, mas ele se esqueceu de que para ser livre tem que ter responsabilidade. A liberdade em excesso virou um caos em todos os segmentos da sociedade, pois falta responsabilidade. Alguns anos atrás os jovens não tinham a liberdade de hoje, eram mais controlados pelos pais, só saiam para sua liberdade quando tinham responsabilidades. Na atualidade de hoje vemos jovens perdidos e sem nenhum tipo de responsabilidade, não sabem viver na liberdade. As meninas engravidam antes dos 16 anos, usam todo tipo de drogas, houve no Brasil aumento de contaminação de jovens com o vírus do HIV, sexo sem responsabilidade. Os jovens viraram rebeldes sem causa, não sabem nada da vida, em vez de lutar por um país sem desigualdades sociais, vão para as ruas fazer vandalismo, roubar e quebrar lojas nos protestos. Um adolescente hoje pode matar, roubar, causar sérios prejuízos à sociedade e não sofre penalidade, a própria Lei dá a ele a liberdade de não ser punido. A liberdade sem disciplina é escravidão. Liberdade sem hierarquia de valores é um atentado contra o equilíbrio de uma sociedade, essa é a liberdade que estamos vivendo no país. Um exemplo disso é nossa liberdade de escolher nossos representantes nas eleições, elegemos os piores candidatos e depois reclamamos por quatro anos. Já ouvi na época de eleições muitas pessoas dizendo “... vou votar em qualquer candidato, para mim tanto faz..." sem responsabilidade quem age e pensa assim. Parece que a liberdade deixou as pessoas sem criatividade, outro exemplo disso é a arte, ficou muito pobre. Houve um tempo, em que o Brasil passou ser conhecido lá fora devido suas telenovelas, eram histórias que traduziam sentimentos profundos, tínhamos o prazer de assistir as novelas da TV, hoje são histórias bobas, que levantam bandeiras por causas inúteis. Tudo que é exagerado tem efeitos negativos, hoje a liberdade em excesso trouxe vários conflitos dentro da sociedade. A família, a politica, a educação são alguns exemplos,em que a liberdade excessiva causa efeitos drásticos. Ser livre é o sonho de todos, mas poucos são responsáveis pelos seus atos.

3 comentários:

  1. Você disse tudo, o excesso de liberdade no país virou anarquia.O povo ainda não aprendeu exercer sua liberdade.Estamos vivendo o caos pela falta de responsabilidade de todos

    ResponderExcluir
  2. As novelas da TV hoje só falam de gays, não tem mais conteúdo como no passado.Fazem apologia ao homossexualismo, ficou sem graça, pregam um amor não que existe.

    ResponderExcluir
  3. Falta de responsabilidade virou uma epidemia no país, começa pelos nossos políticos ao resto da sociedade.Anarquia absoluta, é isso que estamos vivendo.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são muito bem vindos. Comentários com conteúdo racista ou preconceituosos não serão aceitos. Gostaria que assinassem, para que eu possa responder a todos. Muito obrigada.