sábado, 20 de agosto de 2011

Justificativa para o absurdo

 Ás vezes fico horrorizada com o comportamento de pessoas que tem até uma formação superior. Pessoas que poderiam usar sua capacidade de pensar em algo útil, mas vive perdendo tempo em convencer os outros com argumentos inúteis. Outro dia vi uma pessoa falando tanta inutilidade, que fiquei com pena.  As pessoas perdem tempo com coisas inúteis, já não basta os políticos que ficam no poder e passam o tempo votando leis e projectos  inúteis. O mundo evoluiu, mas tem muita gente que se esqueceu disso e ainda vive com teorias ultrapassadas que não traduzem a realidade da vida. Outra coisa que me tira do sério é religião. Não adianta por na cabeça de muitas pessoas, que cada um tem sua fé. Eu confesso que sou muito incrédula e vivo bem com minhas teorias, mas tem pessoas que acha que só se vive bem, quem tem uma religião. Coisa que me deixa irritada quando alguém quer justificar os problemas que temos com falta de religião. Outro dia ouvi um absurdo que tenho que procurar uma religião para melhorar a vida. Eu não sei o que as pessoas chamam de melhorar a vida. Um amigo, que também não tem afinidades com religião me disse algo que é verdadeiro, igreja adora pessoas com  problemas e dinheiro. Engraçado quando você tem uma enfermidade, logo vem àquela velha frase "isso é coisa mandada, mas nós vamos te cura", pior que tem pessoas que deixam de ir ao médico e acredita que vai curar mesmo. E você fica impotente diante da fé da pessoa, mesmo sabendo que ela nunca vai se curar sem procurar tratamento específico. Isso ainda ocorre em todos os lugares. Pior que para tudo as pessoas fanáticas por religião tem uma justificativa, se o casamento está ruim é falta de religião. Existe algo mais absurdo que ouvir isso, pois eu já ouvi. Casamento se acaba por falta de amor e afinidade sexual. Acabou sexo não tem religião que vai mudar o fim da união, mas vai falar isso para um fanático. Outra coisa muito comum é quando o sujeito está desempregado e, vai para uma igreja, sai de lá acreditando, que no outro dia vai estar muito bem empregado. Só que muitas vezes ele se esquece que não tem qualificação profissional, o país está em crise econômica, houve redução da mão de obra devido à automação tecnológica nas indústrias. Quanto mais a pessoa é carente de informação, estudo e bens pessoais, mais ela se apega com uma fé para justificar suas dificuldades. Triste isso, ela passa a vida inteira com dificuldades, mas vive a ilusão que vai alcançar a eternidade. Diante da ignorância das pessoas, será que o "Criador" é tão cruel assim?






10 comentários:

  1. Frida, gostei do seu post.
    As religiões vendem ilusões para quem acredita.

    ResponderExcluir
  2. Frida, você falou a verdade. Eu já vi bancos fechando por dívidas, empresa falindo, país pedindo moratória por dívidas, mas nunca vi uma igreja fechando as portas por motivo de dinheiro.Quanto menos informação as pessoas tem, mais explorada são diante da sua fé. Esquecemos que o Criador não é mercantilista e cruel diante de seus filhos.

    ResponderExcluir
  3. André- São Paulo21 de agosto de 2011 05:41

    Abrir uma igreja hoje é um excelente negócio. Sempre terá público e muito dinheiro. Eu acho muito triste isso, pessoas simples sendo exploradas com seu pouco dinheiro que tem. Sou cristão, tenho fé, mas não aceito o mercantilismo que virou a fé nos últimos tempos.

    ResponderExcluir
  4. As pessoas vão para uma religião por livre vontade, portando elas fazem o que querem com seu dinheiro. A fé delas é verdadeira e não se sentem exploradas. Para esses pessoas importante é presença do Deus em suas vidas. Não importa para onde vai o dinheiro.

    ResponderExcluir
  5. Religião é um assunto que, desde sempre, gerou grande polêmica. Afinal, basta ler os livros de história para se perceber que, independentemente de qual for, o assunto religião, mais do que unir, gera atritos.

    Há duas frases muito boas:

    "Se Deus está morto então tudo é permitido"

    Os céticos são constantemente inconpreendidos uma vez que os crentes não conseguem absorver tão simples verdade.

    Se Deus não existe, não há nenhuma 'regra'. E não é isso o que tentam forçar-nos guela abaixo? Uma vez que sempre que algo desvia-se de um bom caminho surge a frase "É falta de Deus" ou "Deus não gosta disso".

    Os crentes (seja de qualquer religião for) julgam e exigem dos demais de acordo com suas próprias crenças e ensinamentos.

    A segunda frase é:

    "A religião é o ópio do povo"

    Naturalmente, a frase fala por si só. Um povo que vive somente religião fica tão entorpecida por ela que perde a razão e o controle sobre suas próprias ações. Em determinado momento deixa até mesmo de pensar por si mesmo. A voz do Pastor, Papa, Rabino, Ala, passa a ser a sua própria voz.

    Infelizmente o ser humano parece nascer com um buraco e devido a isso, a essa necessidade urgente, acaba sendo vitima de pastores falsos, fracos.

    Foi e sempre será assim. Desde muito tempo 'igreja' é apenas um mercado de fácil exploração.

    vende-se o que querem comprar.

    Abraço frida

    ResponderExcluir
  6. Acreditar numa religião é a forma mais fácil de encontrar soluções para as dúvidas que nos assaltam. É que pensar por nós mesmos é complicado e não está ao alcance de todos.

    ResponderExcluir
  7. Quanto menos informação a pessoa tem, mais se apega á uma crença na esperança que vai conseguir uma vida melhor. Na realidade essas pessoas são esquecidas pelo poder público e são acolhidas na religião, lá podem encontrar acolhimento, mas também são exploradas na sua fé, como o capitalismo explora o ser humano na força de trabalho. Beijos Frida
    Liam.

    ResponderExcluir
  8. Elvis -Salvador- Ba27 de agosto de 2011 18:59

    Desde que o mundo é mundo, as religiões dominam as pessoas. A história nos mostra, a religião domina e mata em nome de uma guerra santa. Em nome da fé e da ignorância, grandes atentados foram cometidos e muitoa ainda serão cometidos mundo afora por causa de religião. Beijos Frida

    ResponderExcluir
  9. Lógico né Frida pessoas sem problemas, não precisam de uma religião para mundar a vida. As pessoas com problemas buscam nas igrejas consolo para sua dor. De ilusão se vive o mundo querida. Parabéns pelo post falou a verdade em poucas palavras.

    ResponderExcluir
  10. Querida venho agradecer sua visita tão preciosa para mim
    sou sua seguidora a algum tempo .
    Fico feliz quando tenho retorno de uma visita é sinal que de alguma forma fui agradável para conquista de mais uma amiga.
    Quanto a postagem prefiro deixar pelo livre e a capacidade de tomarmos nossas próprias decisões, certas ou erradas, independente da vontade do tal Deus.
    Jamais me oponho com a forma de pensar ou crença de cada amigo (A)todos temos direito a nossa própria escolha .
    Seu post esta excelente mais uma vez agradeço seu carinho.
    Um feliz final de semana vou espera sempre por você no meu blog.
    Beijos..Evanir.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são muito bem vindos. Comentários com conteúdo racista ou preconceituosos não serão aceitos. Gostaria que assinassem, para que eu possa responder a todos. Muito obrigada.