quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Pobreza X Sujeira

Eu confesso que nunca encontrei explicação para pobreza e sujeira, sempre questionei isso. A pobreza não pode ser sinônimo de sujeira, pois o ato de higiene na vida, significa saúde e bem estar. Os profissionais que trabalham com pessoas carentes reclamam da sujeira por todos os lados e também das pessoas sem noção de higiene.
Não há uma política de educação para essas famílias que vivem em meio a tanta sujeira, as pessoas perdem sua auto-estima totalmente, para elas tanto faz viver num ambiente sujo ou limpo, não existe diferença. Nos grandes centros urbanos, a falta de políticas publica colabora para a sujeira, existe nessas áreas abandono social. Falta de saneamento e limpeza, muitas vezes os políticos esquecem que ali vivem seres humanos, que são deixados a própria sorte.
Nas áreas rurais a coisa também não fica longe, talvez até pior, vá fazer uma visita numa casa de pessoas carentes para ver o total abandono  em que vivem essas famílias. Ali se mistura sujeira, crianças e animais. Tem momentos que você sente vontade de falar, faça uma limpeza na casa, nas crianças, mas pouco adianta. As pessoas estão estáticas quanto à vida. Limpeza é coisa muito fácil, basta coragem e vontade de ter uma casa limpa mesmo sem ter nada de luxo, mas é muito difícil fazer uma pessoa entender isso, os anos vão passar e a sujeira junto com a pobreza continuaram juntas.
O sistema de políticas sociais do país também colabora muito para que as pessoas vivam em total abandono de si mesmos, elas aceitam qualquer coisa, não procuram melhorar a vida. Um exemplo disso é o programa bolsa família que deveria ser uma ajuda num momento de emergência. Deveria ter um programa onde as famílias tirassem seu sustento com seu trabalho. Pois esse programa do governo simplesmente cria uma geração de pessoas que não querem mais trabalhar, vivem com o pouco que recebem e isso para eles já é suficiente. As pessoas se acomodam e vivem com uma miséria e também se acostuma com a sujeira. O programa bolsa família que os governantes tanto elogiam, em minha opinião não passa de sustento para muitas pessoas que poderiam estar trabalhando, vivendo de seu próprio sustento, e não se acomodando. Quanto mais programas têm no país, mais miséria terá, esses programas criam soluções apenas que atendem o imediato, e as pessoas se acomodam em viver assim.









13 comentários:

  1. Frida, gostei do seu post, primeira vez que acesso seu blog.Nós estamos criando uma geração de vagabundos que vivem ás custa do governo, quem trabalha sustenta essa geração que só sabe fazer filhos para receber mais beneficios.

    ResponderExcluir
  2. Frida, o programa bolsa família, elegem presidente da república, a miséria humana elegem os politicos do país.Eles nem querem saber se o miserávevl vive em condições humanas.As pessoas que recebem esses benefícios se acomodam e nem suas casas querem cuidar, viram vagabundos sustentados por nós que pagamos impostos absurdos. O Brasil está entre os país que mais cobra imposto para sustentar toda essa gente que não faz nada. Sujeira não é sinônimo de pobreza, são pessoas porcas e preguiçosas. Ser pobre não significa ser sujo.

    ResponderExcluir
  3. Fernando Henrique Cardoso fez um excelente governo, mas não teve a popularidade do Lula, pois ele não criou tanto programas sociais, como o Lula.Nós sustentamos esses programas com impostos que pagamos.Quanto a limpeza, essas pessoas se acomodam com tudo, até com a sujeira.

    ResponderExcluir
  4. Essa sujeira em que vivem as pesssoas também estão nas ruas, nos rios. Depois a natureza que é culpada pelas tragédias.São as pessoas que emporcalham as ruas, os rios, as encostas. Resultado está ai, enchentes, deslizamentos etc.

    ResponderExcluir
  5. Sujeira é uma questão de educação e não de pobreza,se as pessoas que vivem ambiente sem higiêne for morar muma mansão, também será suja.É uma questão cultural da pessoa e não do ambiente local em que vivem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não concordo que sujeira seja uma questão de educação creio que em certos casos seja até uma doença a qual eu desconheço, estou passando por uma situação terrível criei minha filha em um ambiente ,limpo tendo noção da higiene e hoje ela tem a casa dela vive em um total abandono na sujeira já tentei conversa com ela ,já tentei ajudar a manter a casa limpa ,não adianta ela esta apática simplesmente não reage ate se alguém souber alguma solução pra isso por favor m ajudem pois estou sofrendo muito em ver esta situação e não achar uma solução queria saber como agir

      Excluir
    2. Sua filha está com depressão, procure ajuda de um médico.

      Excluir
    3. Sua filha está com depressão, apatia é sinônimo depressão muito forte.Procure ajuda de um profissional, uma pessoa nem seu estado normal não consegue viver numa casa suja. Ela deve estar com algum problema sério, cuidado pois muitos casos isso acontece quando a mulher sofre algum tipo de violência.Espero ter ajudado

      Excluir
  6. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, encotraram os indios, que tinham hábitos de limpeza. Eles vivem em habitação totalmente rústica, porém limpa.Sujeira é um acaracterística da pessoa, pois vc encontra pessoas pobres, mas muito limpa.Vi aqui críticas ao program bolsa família. Esse programa foi criado para completar a renda familiar, agora se as pessoas quererem viver só deste benefício,não é culpa do poder público.

    ResponderExcluir
  7. Eu conheço pessoas que recebem esse bebeficio, e que tem até carro na garagem, não há fiscalização.O certo seria ajudar completar a renda, e não sustentar o sujeito sem fazer nada e receber do governo. Se não faz nada, corta do beneficio, muito simples. Quanto a sujeira, são pessoas preguiçosas que só sabem fazer filhos, vai á uma comunidade para ver como tem criança, e a mãe tá lá, de boa vida.

    ResponderExcluir
  8. Esses programas sociais só disfarçam a miséria do país, que continua em todos os lugares. Hipocrisia achar que alguém vive dignamente com uma miséria que recebe de favor do governo.

    ResponderExcluir
  9. Esse programa já passou aqui por Portugal, agora simplesmente estão a acabar com isso, demasiada despesa para o estado, nenhuma receita a entrar, acho bem que acabem, assim que acaba o desemprego também baixa...
    Lixo e pobreza estão juntos apenas no pensamento das pessoas, pode muito bem ser pobre mas limpo... vai do que cada um escolhe como modo de vida!
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Concordo qto mais programas mais pobreza e miséria.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são muito bem vindos. Comentários com conteúdo racista ou preconceituosos não serão aceitos. Gostaria que assinassem, para que eu possa responder a todos. Muito obrigada.